24 de fevereiro de 2012

Lição 07 - Vença a Preguiça

OS MALES DA PREGUIÇA
     Você já deixou de realizar algo importante, abandonou as tarefas da escola ou não fez os afazeres de casa por preguiça? Quem pode dizer que nunca teve um momento em sua vida que desejou ficar sem fazer nada, deitado, dormindo ou apenas relaxando?
     Descansar não é errado. Ao contrário, é necessário para que se tenha uma vida saudável. O descanso foi determinado por Deus. Sendo Ele um ser onipotente que não se cansa nem se fatiga precisaria repousar? (Is 40.28) Claro que não! Porém, depois de seis dias de trabalho, criando o universo, no sétimo dia Ele descansou (Gn 2.1-3).
Deus nos deixou o exemplo de que precisamos do descanso. O grande problema está em querer ficar a vida inteira na ociosidade. Há pessoas que não estudam, não realizam as tarefas caseiras, dormem excessivamente e gastam a maior parte do tempo na frente da TV, dos games ou da Internet. Esse tipo de pessoa sofre da síndrome da preguiça.
     Creio que você já tenha ouvido a fábula do bicho preguiça: Um dia, no meio da selva, os animais resolveram dar um festão. Estavam presentes todos os bichos, e cada grupo se divertia como desejava.
Na hora do jantar, descobriram que não havia farinha. Prontamente escolheram o bicho preguiça para ir buscá-la.
      Passaram-se duas horas e nada do bichinho voltar. Todos, impacientes e com fome, começaram a reclamar, até que ouviram um murmúrio: "Se não me pedirem desculpas, não vou mais." O bicho preguiça sequer tinha começado a se movimentar!
      Você não age como "bicho preguiça," não é mesmo? Portanto, tenha cuidado! A preguiça é muito prejudicial. Em Provérbios aprendemos que a preguiça leva o homem à pobreza (Pv 6.11; 10.4; 20.13; 24.34).


O QUE FAVORECE A PREGUIÇA
      Existem, pelo menos, três coisas que podem .alimentar a preguiça:
      a) Deixar para amanhã o que podemos fazer hoje. Imagine uma dona de casa que deixa na pia a louça suja usada no café da manhã. Durante o almoço, ela usa novos pratos e também os deixa na pia para lavar depois, à noite, no jantar, procede da mesma maneira.
      O que acontecerá no dia seguinte quando pensar em lavá-los?Certamente ficará aborrecida com tantos pratos para lavar. Não seria mais fácil se ela tivesse executado a tarefa antes?
      b) O desânimo. O desânimo é um outro elemento que contribui para o aumento da preguiça. Ele é um grande inimigo das nossas realizações. Se você deixar o desânimo vencê-Io, perderá a vontade de fazer aquilo que precisa ser feito.
      c) Querer viver apenas de lazer. Você já imaginou o que aconteceria se, de repente, todo o mundo resolvesse parar de trabalhar e ficasse apenas passeando ou divertindo-se? Se ninguém trabalhasse no mundo, todos morreriam de fome. Portanto, não deixe de fazer aquilo que é necessário na vida. Aprenda a ter responsabilidades (Pv 10.4,5).




O EXEMPLO DAS FORMIGAS

      O Você já observou como as formigas trabalham? A formiga não precisa de um superior para lhe obrigar a cumprir o seu dever. Ela sabe que se não trabalhar no verão, ajuntando o seu mantimento, morrerá de fome no inverno (Pv 6.6-8). Do mesmo modo, quem é preguiçoso e não se preocupa com o seu futuro padecerá necessidades.
      Quem não se esforça hoje terá uma vida difícil no futuro. Como você planeja o seu futuro? O que você espera alcançar em sua vida? Os sonhos podem ser traduzidos por uma forte esperança que a pessoa tem por aquilo que precisa alcançar para sua realização pessoal. Quais os seus sonhos? Na adolescência, parece que os ideais se tornam mais evidentes por ser uma fase importantíssima de decisões e escolhas.


COMO VENCER A PREGUIÇA 
      Procure deixar a preguiça antes que comece a sentir os prejuízos causados por ela. Observe, a seguir, uma lista de atitudes que podem ajudá-lo a afugentá-la de uma vez.
      a) Durma bem. A falta de sono causa naturalmente uma sensação física de cansaço. Entretanto, o excesso também é prejudicial.
       b) Alimente-se bem. Uma alimentação pobre em nutrientes ou exagerada pode provocar indisposição.
       c) Quebre sempre a rotina. Realizar as coisas sempre do mesmo jeito pode gerar tédio. Procure usar a criatividade e escolher lugares para passear e eventos interessantes.
       d) Pondere sempre o lugar que você escolher para realizar suas tarefas. Por exemplo, ler deitado na cama pode ser um convite para o sono e a preguiça.
       e) Concentre-se naquilo que está fazendo. Estudar e ver TV ao mesmo tempo, por exemplo, é algo incoerente.
      Organize e administre o seu tempo para cada atividade, sem abrir mão da prática da oração e da leitura diária da Bíblia. Assim, você estará dando um passo importante para atingir seus objetivos e concretizar seus ideais. Não desista dos seus sonhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário